segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O PODER DA IDEIA


 “Quem é o parasita mais resistente: Uma bactéria, Uma vírus, verme intestinal? ... Uma idéia! Totalmente clara totalmente compreendida...

O conceito de ideia superficialmente significa sinônimo, um conceito, uma imagem. O ponto que diferencia ideia de percepção é a intensidade, onde a percepção é a ideia concretizada, em movimento. Porém se formos mais a fundo o conceito de ideia pode torna-se algo muito poderoso, capaz de mudar significativamente sua percepção de si e do mundo.

Uma ideia quando bem clara, bem compreendida, bem estruturada pode fazer com que pessoas mudem o mundo, por exemplo, Hitler tinha marchou contra o mundo com apoio de seus iguais e estavam realmente convencidos que pertenciam a uma raça superior.

Esta ideia não partiu sozinha de Hitler, era algo já estava sendo posto no consciente dos alemães muito antes da guerra. Nietzsche, filosofo alemão exaltava a poder que o ser humano tinha se  desprendesse-se de tudo que prende o ser humano e sua capacidade, dizia Nietzsche que o home é a vontade de poder, infelizmente algumas dessas ideias  Hitller usou para convencer a marcha dos alemães.

A ideia foi implantada e mergulhou o mundo em trevas, agora, imaginem se com toda a genialidade se toda a genialidade de Hitler estivesse em prol do bem? Imaginem se implantássemos ideias em nós mesmo, e que essas ideias conduzissem a humanidade a um caminho harmonioso e de mútua ajuda?

Se olhássemos com calma o mundo a nossa volta e percebêssemos os sinais tais como: Família, Relações de comércio (bolsa, dólar, emprego etc.), Natureza. Como estamos lidando com elas? Como vai a família a natureza? Será que ao confrontarmos estas realidades distintas e tão iguais as vezes não estaríamos assustado?

Precisaríamos  de uma grande ideia para mudar estas realidades, o poder da ideia está em colocar lá no fundo da mente um conceito, uma inspiração, inserida, clara, lá no fundo da mente que a boas atitudes, virtuosas, em prol dos outros, dos iguais, dos diferentes, uma ideia em que eu o indivíduo deve trabalhar em prol do bem comum, o mundo seria bem melhor.

Talvez estas prerrogativas possam não responder, mas trazer alguma luz a questões como: Por que somo tão maus? Por que causamos dor.

O caminho é simples, basta termos clareza dele.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Qual a Importância da Reflexão Filosófica

Muito bem meus queridos, estarei postando agora o primeiro do ano e espero que gostem, e que possam assim ir pensando mais um pouco sobre o que é filosofia.

Quando fala-se em filosofia logo se pensa: "Nossa lá vem um bando de gente morta que pensou um monte de besteira" ou então "pra que ler sobre isso se nem eu entendo..." Bom meus queridos a filosofia é um ramo do conhecimento que vem ao encontro de nós para mostrar como a vida pode ter vários caminhos dependendo da forma que eu penso.

Basicamente a filosofia é um ramo do conhecimento que trata do próprio conhecimento e como o ser humano interage com ele. Afinal o que seria de nós se não fosse a capacidade de Conhecer, foi graças ao Conhecimento e a Evolução inerente a ele que o ser humano deixou de estar peladão grunindo um para o outro nas cavernas e buscou evoluir para assim ter mais conforto e melhoria de vida.

Comecemos com uma breve análise do vem a ser a relfexão, refletir significa flexionar denovo, ou seja analisar um fato já ocorrido e conforme o impacto do objeto em questão faz em mim faço novas ponderações sobre este objeto. Em suma, refletir requer tempo, disciplina e dedicação, esse processo serve para dar ao homem subsídios para sua própria existência, sempre ponderando o passado para refleti-lo no presente para pensar o futuro.

A reflexão filosófica faz com que o ser humano PENSE essencialmente sobre as essências das coisas, ou seja faz com que o homem pense no que torna as coisas "coisas", ou seja o que há de real por detrás da existência, o que move o mundo e o que faz com ele seja assim, ponderando sobre o que torna o mundo e o que nele existe o ser humano encontra particularidades que o levam a ver a existência com mais clareza tornando-se assim melhor.

Porém este caminho é um tanto quanto desafiador, pois quando caminhamos por estas vias de investigação filosófica devemos estar abertos a possíveis mudanças e quebras de paradigmas e valores, porém, às vezes, estes paradigmas e valores estão tão arraigados, presos no ser humano que ele tem receio em quebra-los em deixa-los de lado, em evoluir, pois cômoda é a situação humana que ele prefere ficar como estar a dar a vez a evolução.

O ser humano é um ente-para-evolução, nascemo para sermos aprimorados e melhoradas, tanto externa como internamente, porém esta só pode acontecer se o ser humano deixar o medo de lado e ficar disposto a ser provado pelo fogo da evolução desconstruindo a sí mesmo e se recostruindo, para ao enchergar os erros buscar corrigi-los caminhando assim para uma aurora em que ele se aperfeiçõe, somente a filosofia pode dar ferramentas ao homem para que ele faça esse processo.

Portando meus querido Refletir de forma filosófica e ponderar sobre você mesmo, é ter ferramentas para que você mesmo se conhece e você mesmo aja como senhor da sua existência, ou seja um ser capaz de mudar o mundo em que vive, de forma coerente rumo a um caminho de pensamento livre para o bem da humanidade, e nesse contexto toda a humanidade se verá como seres-para-evolução e para o bem, onde juntos construiremos uma sociedade mais igualitária e melhor.



PAZ E SABEDORIA A TODOS

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO PESSOAL ESPERO QUE ESTEJAM TODOS BEM E QUE TENHAM PASSADO UM ÓTIMO FIM DE ANO, PARA AQUELES QUE ESTÃO DE FÉRIAS AINDA VAMOS CURTINDO E EM BREVE ESTAREI POSTANDO MAIS MATERIAL PARA VOCÊS MUITOS ABRAÇOS E NOS FALAMOS