quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Qual a Importância da Reflexão Filosófica

Muito bem meus queridos, estarei postando agora o primeiro do ano e espero que gostem, e que possam assim ir pensando mais um pouco sobre o que é filosofia.

Quando fala-se em filosofia logo se pensa: "Nossa lá vem um bando de gente morta que pensou um monte de besteira" ou então "pra que ler sobre isso se nem eu entendo..." Bom meus queridos a filosofia é um ramo do conhecimento que vem ao encontro de nós para mostrar como a vida pode ter vários caminhos dependendo da forma que eu penso.

Basicamente a filosofia é um ramo do conhecimento que trata do próprio conhecimento e como o ser humano interage com ele. Afinal o que seria de nós se não fosse a capacidade de Conhecer, foi graças ao Conhecimento e a Evolução inerente a ele que o ser humano deixou de estar peladão grunindo um para o outro nas cavernas e buscou evoluir para assim ter mais conforto e melhoria de vida.

Comecemos com uma breve análise do vem a ser a relfexão, refletir significa flexionar denovo, ou seja analisar um fato já ocorrido e conforme o impacto do objeto em questão faz em mim faço novas ponderações sobre este objeto. Em suma, refletir requer tempo, disciplina e dedicação, esse processo serve para dar ao homem subsídios para sua própria existência, sempre ponderando o passado para refleti-lo no presente para pensar o futuro.

A reflexão filosófica faz com que o ser humano PENSE essencialmente sobre as essências das coisas, ou seja faz com que o homem pense no que torna as coisas "coisas", ou seja o que há de real por detrás da existência, o que move o mundo e o que faz com ele seja assim, ponderando sobre o que torna o mundo e o que nele existe o ser humano encontra particularidades que o levam a ver a existência com mais clareza tornando-se assim melhor.

Porém este caminho é um tanto quanto desafiador, pois quando caminhamos por estas vias de investigação filosófica devemos estar abertos a possíveis mudanças e quebras de paradigmas e valores, porém, às vezes, estes paradigmas e valores estão tão arraigados, presos no ser humano que ele tem receio em quebra-los em deixa-los de lado, em evoluir, pois cômoda é a situação humana que ele prefere ficar como estar a dar a vez a evolução.

O ser humano é um ente-para-evolução, nascemo para sermos aprimorados e melhoradas, tanto externa como internamente, porém esta só pode acontecer se o ser humano deixar o medo de lado e ficar disposto a ser provado pelo fogo da evolução desconstruindo a sí mesmo e se recostruindo, para ao enchergar os erros buscar corrigi-los caminhando assim para uma aurora em que ele se aperfeiçõe, somente a filosofia pode dar ferramentas ao homem para que ele faça esse processo.

Portando meus querido Refletir de forma filosófica e ponderar sobre você mesmo, é ter ferramentas para que você mesmo se conhece e você mesmo aja como senhor da sua existência, ou seja um ser capaz de mudar o mundo em que vive, de forma coerente rumo a um caminho de pensamento livre para o bem da humanidade, e nesse contexto toda a humanidade se verá como seres-para-evolução e para o bem, onde juntos construiremos uma sociedade mais igualitária e melhor.



PAZ E SABEDORIA A TODOS

7 comentários:

  1. Pensar... refletir, tão natural como respirar mas andam achando que isso é para os tolos.
    felizes de nós, os tolos.

    NORMA

    ResponderExcluir
  2. o texto me parece ser muito bom, porem é impossível de ler atentamente, pois o plano de fundo, além de escuro, se move, tornando muito complicada a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Realmente plano de fundo atrapalhou muito a leitura

    ResponderExcluir
  4. Realmente plano de fundo atrapalhou muito a leitura

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não dá pra ler com essas bolinhas em movimento.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo. texto muito bom, mas se faz necessário replanejar o blog. Plano de fundo atrapalha a concentração na leitura.Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente saí do site com dor de cabeça

    ResponderExcluir