segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O PODER DA IDEIA


 “Quem é o parasita mais resistente: Uma bactéria, Uma vírus, verme intestinal? ... Uma idéia! Totalmente clara totalmente compreendida...

O conceito de ideia superficialmente significa sinônimo, um conceito, uma imagem. O ponto que diferencia ideia de percepção é a intensidade, onde a percepção é a ideia concretizada, em movimento. Porém se formos mais a fundo o conceito de ideia pode torna-se algo muito poderoso, capaz de mudar significativamente sua percepção de si e do mundo.

Uma ideia quando bem clara, bem compreendida, bem estruturada pode fazer com que pessoas mudem o mundo, por exemplo, Hitler tinha marchou contra o mundo com apoio de seus iguais e estavam realmente convencidos que pertenciam a uma raça superior.

Esta ideia não partiu sozinha de Hitler, era algo já estava sendo posto no consciente dos alemães muito antes da guerra. Nietzsche, filosofo alemão exaltava a poder que o ser humano tinha se  desprendesse-se de tudo que prende o ser humano e sua capacidade, dizia Nietzsche que o home é a vontade de poder, infelizmente algumas dessas ideias  Hitller usou para convencer a marcha dos alemães.

A ideia foi implantada e mergulhou o mundo em trevas, agora, imaginem se com toda a genialidade se toda a genialidade de Hitler estivesse em prol do bem? Imaginem se implantássemos ideias em nós mesmo, e que essas ideias conduzissem a humanidade a um caminho harmonioso e de mútua ajuda?

Se olhássemos com calma o mundo a nossa volta e percebêssemos os sinais tais como: Família, Relações de comércio (bolsa, dólar, emprego etc.), Natureza. Como estamos lidando com elas? Como vai a família a natureza? Será que ao confrontarmos estas realidades distintas e tão iguais as vezes não estaríamos assustado?

Precisaríamos  de uma grande ideia para mudar estas realidades, o poder da ideia está em colocar lá no fundo da mente um conceito, uma inspiração, inserida, clara, lá no fundo da mente que a boas atitudes, virtuosas, em prol dos outros, dos iguais, dos diferentes, uma ideia em que eu o indivíduo deve trabalhar em prol do bem comum, o mundo seria bem melhor.

Talvez estas prerrogativas possam não responder, mas trazer alguma luz a questões como: Por que somo tão maus? Por que causamos dor.

O caminho é simples, basta termos clareza dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário